A linha tênue e o intercâmbio entre arte e arquitetura são explorados na nova mostra que entra em cartaz dia 1º de abril de 2023, na GIZ – Galeria Idea!Zarvos, em São Paulo. Intitulada Proto-tipo, ela propõe um debate sobre os limites e encontros entre esses dois campos criativos.
A exposição acontece em paralelo à SP-Arte – Festival Internacional de Arte de São Paulo, que nasceu como uma feira internacional de arte moderna e contemporânea e realiza sua 19ª edição no Pavilhão da Bienal, no Parque do Ibirapuera.
Na GIZ, a mostra Proto-tipo reúne trabalhos e intervenções de 14 artistas plásticos e arquitetos. Algumas criações são site-specific, ou seja, foram pensadas para dialogar com as maquetes dos lançamentos recentes da Idea!Zarvos, cujos decorados estão distribuídos pelos 3 mil m² da galeria.
Guilherme Giufrida, integrante do conjunto de curadores do MASP, assina a curadoria das obras que incluem desde objetos encontrados nas escavações de fundações dos edifícios da Idea!Zarvos – e agrupadas por Bruno Baptistelli – até as labirínticas plantas de Leon Ferrari. A visitação gratuita pode ser feita até dia 11 de junho.
Abertura
No dia 1º de abril, a vernissage começa às 12h e segue com a performance Decorado, do grupo de teatro Cinza, de João Turchi e Gustavo Colombini, ocupando os modelos de apartamentos em exposição na GIZ.
Às 15h, o artista Jaime Lauriano e a família Wisnik – com mediação de Marina Person – conversam sobre o tema Ainda sobre o modernismo? Arte, arquitetura e reflexões sobre o futuro. Na sequência, às 17h, acontece o show O ovo e o vôo, de Zé Miguel Wisnik, Guile Wisnik e Marina Wisnik, que finaliza o encontro com poesia, arquitetura e música.
Ao público, o restaurante Mila oferece iguarias com referências das diferentes imigrações na cozinha clássica italiana, enquanto uma seleção da cervejaria Chroma e dos vinhos da curadoria “Tão Longe, Tão Perto”, da sommelière Gabriela Monteleone, prolongam a conversa e a contemplação à tarde.
Para participar, é necessário se inscrever no botão abaixo.