BLOG / Vídeos

Semana de Design de Milão: veja 10 destaques do Fuorisalone

Secret Garden é a instalação aberta ao público no showroom da Bene | Foto: Divulgação

Nem só de I Saloni vive a MDW – Milan Design Week ou Semana de Design de Milão. Com ações e eventos por toda a cidade, Milão fervilha de 17 a 23 de abril e faz jus à fama de capital mundial do design. Para quem vai pessoalmente, prepare calçados e roupas muito confortáveis para dedicar toda a atenção aos vários circuitos – e dá vontade de ver tudo, sim! Mesmo para quem acompanha de longe, é possível ficar por dentro de tudo. A DW! escolheu 10 atrações imperdíveis pra você não perder de vista. Confira!

Ex Macello di Porta Vittoria: o antigo matadouro de Milão vai ser revitalizado e transformado em um centro cultural | Foto: Reprodução @ex_macello
Ex Macello di Porta Vittoria: o antigo matadouro de Milão vai ser revitalizado e transformado em um centro cultural | Foto: Reprodução @ex_macello

1. Alcova

Fundada em 2018, Alcova é uma plataforma itinerante de design independente e, sem dúvidas, é um dos eventos off-Saloni mais interessantes e concorridos da MDW. Em 2022, Alcova ocupou uma antigo hospital e, em 2023, o lugar escolhido é o antigo ex-matadouro de Milão. O lugar chamado Macello di Porta Vittoria, merece a vista per se: construído entre 1912 e 1914, foi desativado em 2005 e conta com cerca de 15 hectares de construções. Há promessas de uma radical revitalização no local nos próximos meses.

This Is Denmark é uma das mostras em cartaz na programação da Alcova | Foto: Divulgação
This Is Denmark é uma das mostras em cartaz na programação da Alcova | Foto: Divulgação

A Alcova, mais uma vez, faz com que o olhares do festival se voltem para lugares históricos e significativos para a cidade por meio do design produzido hoje. Os curadores Joseph Grima e Valentina Ciuffi selecionaram intervenções criativas e nomes de vanguarda para a 5ª edição de Alcova. A reflexão é sobre o que inspira as massas. Vale conhecer o bar principal, projetado pelo A-N-D, de Vancouver e com iluminação assinada por Lindsay Adelman, onde fica a mostra This is Denmark. Ela convida o público a descobrir a essência do design dinamarquês. Saiba mais em: alcova.xzy.

A italiana Nemo convidou Ron Gilad para desenvolver a instalação Enlighment para a MDW | Foto: Reprodução @nemolighting
A italiana Nemo convidou Ron Gilad para desenvolver a instalação Enlighment para a MDW | Foto: Reprodução @nemolighting

2. Enlighment, Nemo

A italiana Nemo preparou para a MDW a instalação Enlightment, assinada pelo designer israelense Ron Gilad. A obra explora a experiência paradoxal da luz, quando projetada através e além dos objetos. A ideia é desafiar a percepção do público e estimular a interação. A experiência imersiva pode ser visitada de 14 a 22 de abril.

A empresa Ingo Maurer GmbH inaugura sua nova fase com a instalação "Floating Reflections" na MDW | Foto: Courtesy Ingo Maurer
A empresa Ingo Maurer GmbH inaugura sua nova fase com a instalação Floating Reflections na MDW | Foto: Courtesy Ingo Maurer

3. Floating Reflections, Ingo Maurer

Floating Reflections é o nome da instalação que marca a nova fase da Ingo Maurer GmbH. A instalação luminosa ao ar livre (Porta Nuova, na Piazza Principessa Clotilde) reflete toda a criatividade pela qual a marca e seu criador – que faleceu em 2019 – são conhecidos e propõe reflexão, diálogo e atmosfera. Combinando arte e arquitetura, a obra aplica materiais refletivos, cordas e tinta fluorescente.

Para quem quiser conhecer as novidades da marca alemã, haverá uma exposição em sete salas próximas à instalação com as últimas luminárias desenvolvidas pelo time criativo de Ingo Maurer.

IAMMI Studio é uma das marcas a apresentar seus produtos no Isola Design Discrict | Foto: Divulgação/ isola/ @IAMMI Studio
IAMMI Studio é uma das marcas a apresentar seus produtos no Isola Design Discrict | Foto: Divulgação/ isola/ @IAMMI Studio

4. Isola

Em sua 7ª edição, o Isola Design Festival, organizado pela plataforma Isola, traz à MDW cerca de 50 mostras, instalações e eventos, além de talks. São 300 designers, estúdios e criativos de todo o mundo, voltados ao design independente e que focam em inovação, sustentabilidade e biomateriais.

Isola provoca seus parceiros com as perguntas: “O que estamos fazendo? O que aconteceu? O que pode acontecer?”. E também os faz observar o papel do design em um mundo que precisa repensar seus processos de consumo, produção e afirma: “Il prossimo passo deve essere fatto ora, perché Nothing Happens if Nothing Happens – em tradução livre, o próximo passo deve ser dado agora, porque Nada Acontecerá se nada For Realizado.

O candeeiro Folia, assinado por Noe Duchaufour Lawrance, é uma ode à floresta. A mostra da Saint Louis é inspirada em peças como esta | Foto: Reprodução @saintlouiscrystal
Candeeiro Folia, assinado por Noe Duchaufour Lawrance, é uma ode à floresta. A mostra da Saint Louis é inspirada em peças como esta | Foto: Reprodução @saintlouiscrystal

5. Lumières, Saint-Louis

A Saint-Louis é, talvez, a primeira fábrica de vidro e cristais da Europa, criada em 1586 (!). Na MDW, a marca convida o público a desfrutar de Lumières, instalação que usa luz e sons. A obra foi desenvolvida pelos criativos da Saint-Louis em parceria com o estúdio Nonotak.

Instalações que usam pulsações, rotações, vibrações, projeções e difrações fazem referência aos lustres do tipo chandelier e outros clássicos da marca. Ao mesmo tempo, trazem também referências contemporâneas. A exposição fica em cartaz de 18 a 23 de abril, no Claustro da Igreja Santa Maria del Carmine, que já vale a visita: a construção data de 1446.

Peças da coleção Seyun traz intrincadas peças desenhadas pela ZHD e construídas pela Karimoru | Foto: Divulgação
Peças da coleção Seyun traz intrincadas peças desenhadas pela ZHD e construídas pela Karimoru | Foto: Divulgação

6. Palazzo delle Meraviglie, Museo Bagatti Valsecchi

Os irmãos Fausto e Giuseppe Bagatti Valsecchi iniciaram no final do século 19 uma reforma na mansão da família e, a partir dela, estruturaram a coleção de pinturas e artes decorativas, em especial dos séculos 15 e 16. Esta coleção pode ser apreciada no museu que hoje leva o nome da família.

Durante a MDW, a instituição recebe ainda a mostra Palazzo delle Meraviglie, onde os espaços do histórico casarão são tomados pelo design contemporâneo. Ali, de 18 a 23 de abril, também será possível ver lançamentos como a collab entre ZHD – Zaha Hadid Design e a japonesa Karimoru Furniture Inc.. A coleção Seyun exibe intrincadas peças desenhadas pela ZHD e construídas pela Karimoru em madeira.

A instalação Shape by Water é uma instalação imersiva que explora a água como inspiração para o design | Foto: Divulgação
A instalação Shape by Water é uma instalação imersiva que explora a água como inspiração para o design | Foto: Divulgação

7. Shape by Water, Google

“Oferecer uma experiência sensorial e imersiva ao explorar nossa conexão humana com a água e [ela] como fonte de inspiração para o design”. Assim pode ser explicada a premissa de Shape by Water, instalação multi-espacial que investiga os atributos da água e como eles permeiam o design.

A obra integra o FuoriSalone e combina, em essência, duas esculturas interativas: Sympathic Resonance e Wavespace. Ela convida o público a um banho com reflexos de luz líquida. O conceito foi desenvolvido por Ivy Ross, vice-presidente de Hardware Design do Google, em parceria com o artista Lachlan Turczan, cujo trabalho emprega a água, o som e a luz como meios e matérias-primas.

Um dos exemplares das luminárias Taliesin, desenhadas em 1933 por Frank Lloyd Wright, construídas pela Yamagiwa | Foto: Divulgação
Um dos exemplares das luminárias Taliesin, desenhadas em 1933 por Frank Lloyd Wright, construídas pela Yamagiwa | Foto:
Divulgação

8. The Harmony of Form and Function, Shigeru Ban

De 18 a 21 de abril, a japonesa Yamagiwa apresenta no circuito FuoriSalone a coleção das luminárias Taliesins, desenhadas em 1933 por Frank Lloyd Wright e executadas artesanalmente pela centenária Yamagiwa. A expografia é assinada por outro grande nome da arquitetura, Shigeru Ban, na instalação intitulada The Harmony of Form and Function.

Há 12 anos longe do Salão e da MDW, a Yamagiwa escolheu para sua volta uma abordagem que se distancia da tecnologia e mostra o design centrado no humano, assinado por Wright. O arquiteto norte-americano, em sua Arquitetura Orgânica, defende a integração entre arquitetura e natureza como resposta ao impacto desumanizador da arquitetura funcionalista de sua época. O alento de equilíbrio buscado por Wright pode ser visto, também, nas luminárias Taliesins, ao evocar sensações que remetem à felicidade.

Secret Garden é a instalação aberta ao público no showroom da Bene | Foto: Divulgação
Secret Garden é a instalação aberta ao público no showroom da Bene | Foto: Divulgação

9. The Secret Garden, Foro Buonaparte

De 18 a 23 de abril, a Bene abre seu showroom para apresentar a coleção Casual by Bene, que conta com mobiliário leve, estético e flexível para escritórios. Mas o que chama a atenção é ambientação do lançamento: a instalação botânica com ares surrealistas dá as boas-vindas ao público. Uma espécie de jardim secreto com excepcionais flores de papel que estimulam os sentidos.

The Cross, criação da holandesa Droog, que tem mostra na Trienalle de Milão durante a MDW | Foto: Divulgação
The Cross, criação da holandesa Droog, que tem mostra na Trienalle de Milão durante a MDW | Foto: Divulgação

10. Trienalle

A Trienalle Milano acaba de inaugurar seu museu dedicado ao design, sob o comando do ex-editor da Wallpaper Milan, Marco Sammicheli. Entre as ações programadas neste hub da MDW está a exposição que revisita a obra do coletivo holandês Droog, com curadoria de Maria Cristina Didero e Richard Hutten.

Também está aberta a mostra de objetos de design criados a partir de 1923 e que fizeram história. Outra pedida é a exposição La Parola, que explora o trabalho do arquiteto italiano Ettore Sottsass, que permanece em cartaz até setembro.

Grohe Spa tem instalação para apresentar sua linha premium na Pinacoteca di Brera | Foto: Divulgação
Grohe Spa tem instalação para apresentar sua linha premium na Pinacoteca di Brera | Foto: Divulgação

Bônus – Grohe Spa, Pinacoteca di Brera

A Grohe, marca de equipamentos para salas de banho e banheiros, além de acessórios para cozinhas, realiza o lançamento da linha premium Grohe Spa em uma instalação artística multissensorial na Pinacoteca di Brera (que vale a visita!). Em Health Through Water, o conceito de saúde através da água é explorado em cubos imersivos e chuveiros. Mais no IG da marca.

Gostou? Continue acompanhando os conteúdos da DW! sobre a Milan Design Week e o I Saloni por aqui e no Instagram. Para receber notícias como esta e novidades do universo do design em primeiríssima mão, assine nossa newsletter.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DW! Newsletter

Cadastre seu e-mail para receber notícias exclusivas do festival e do universo do design, arquitetura e decoração:


    Você poderá cancelar a assinatura a qualquer momento.

    Consulte nossa política de privacidade.