BLOG / Vídeos

Balneário Camboriú recebe a Mostra Artefacto 2022

A Semana de Arte Moderna de 1922 e o lifestyle cosmopolita da cidade catarinense inspiram a criação de 11 ambientes

Projetos elegantes, atemporais e que poderiam estar em qualquer lugar do mundo conferem identidade própria à Mostra Artefacto 2022 realizada em Balneário Camboriú. Os espaços seguem o tema Natureza Modernista, definido para todas as exposições de ambientes da empresa inauguradas ao longo deste ano. Trata-se, ao mesmo tempo, de uma homenagem ao centenário da Semana de Arte Moderna e de uma celebração dos 46 anos da Artefacto, momento em que a grife reafirma seu DNA vinculado ao olhar contemporâneo, ao design autoral, às matérias-primas naturais e ao primor da execução artesanal.

Na cidade catarinense, conhecida por combinar a leveza do estilo de vida praiano com a influência multicultural de seus frequentadores internacionais, o tema ganhou uma interpretação cosmopolita nas decorações assinadas por profissionais de renome: Agata Cipriani, Ana Claudia Guerra e Phillippe Siarcos, Arianne Saut da Silveira e Flávia Saut, Daiane Melo, Eliege Longen e Ivy Leduc, Granatti Studio, Julia Weisheimer de Aguiar, Juliana Tessari e Max Hemilliano Arruda, Lili Golunski e Georgea Golunski, Moacir Schmitt Jr e Salvio Moraes Jr, Thiago Mondini.

A abertura da mostra marca a chegada ao showroom da Edition 2022, ou seja, da nova coleção de mobiliário da Artefacto. Conheça os projetos:

Recanto de sossego

Agata Cipriani – Mostra Artefacto Balneário Cambiriú – Foto: Marco Antonio

O loft de 42 m2 criado por Agata Cipriani (@ciprianistudio) foge dos modismos por meio da utilização de materias naturais, como pedra e madeira, e de uma iluminação aconchegante, que amplia a sensação de conforto. Praticamente monocromático, o ambiente ganha textura e movimento graças a recursos como o desenho orgânico do piso e o ripado da parede.

Clássico atualizado

Ana Claudia Guerra e Phillipe Siarcos – Mostra Artefacto Balneário Camboriú – Foto: Marco Antonio

Materiais naturais e nobres desenham o projeto de Ana Claudia Guerra e Phillippe Siarcos (@guerrasiarcosarq): uma suíte de 42 m2 em que a pedra brasileira aplicada à parede funciona como ponto de destaque. Luminárias de cristal de rocha e móveis revestidos de couro, camurça e linho ressaltam a atmosfera clássica em leitura contemporânea.

Brasil em evidência

Arianne Saut da Silveira e Flávia Saut – Mostra Artefacto Balneário Camboriú – Foto: Marco Antonio

Biombos arredondados, feitos de palhinha, e tapetes circulares de fibra natural ajudam a trazer um quê de brasilidade ao ambiente de 50 m2 assinado por Arianne Saut da Silveira e Flávia Saut (@studiumsaut). A parede caiada faz referência ao elemento terra, e o piso de visual partido, ao sertão. Móveis de contornos orgânicos e objetos produzidos artesanalmente completam a proposta.

Suavidade máxima

Daiane Melo – Mostra Artefacto Balneário Camboriú – Foto: Fabio Severo

Hall de entrada e suíte máster compõem o espaço de 40 m2 projetado por Daiane Melo (@daianemelo.arq), onde o tema Natureza Modernista está representado por elementos como as lâminas de mármore em corte geométrico, as linhas orgânicas do mobiliário e as tramas naturais de tapetes e tecidos. Tonalidades cruas e terrosas cobrem praticamente todas as superfícies e garantem unidade visual ao ambiente.

Momentos de calma

Eliege Longen e Ivy Leduc – Mostra Artefacto Balneário Camboriú – Foto: Marco Antonio

No projeto de Eliege Longen e Ivy Leduc (@eliegelongeneassociados), os detalhes de tons fortes remetem à exuberância da flora brasileira – uma das inspirações do movimento modernista. Por sua vez, o azul, presente no mármore que reveste piso e parede, faz referência à cor do mar e à busca por serenidade neste espaço de recolhimento: com 40 m2, o ambiente reúne quarto, estar íntimo e home office.

Animal print

Granatti Studio – Mostra Artefacto Balneário Camboriú – Foto: Fabio Severo

Preto, branco e pitadas de dourado: a combinação certeira, que funciona sempre, tanto na moda como no décor, domina a cena no lounge bar de 50 m2 criado pelo Granatti Studio (@studiogranatti). O ambiente tem como ponto focal o tecido com estampa de onça, que reveste as paredes e sobe pelo teto. No mobiliário, as linhas delicadas e os tecidos lisos oferecem um contraponto à presença marcante da padronagem.

Relax total

Julia Weisheimer de Aguiar – Mostra Artefacto Balneário Camboriú – Foto: Fabio Severo

Neste quarto de hotel de 50 m2, Julia Weisheimer de Aguiar (@warquitetura_) recorreu ao conceito “menos é mais” para criar um ambiente que propicia outras atividades além de uma boa noite de sono. Ler, trabalhar, tomar um vinho ou um café e, sobretudo, relaxar e se conectar consigo mesmo fazem parte da proposta do projeto. Para isso, a profissional imaginou uma atmosfera de quietude e aconchego por meio de tons nude e texturas naturais.

Integração bem-vinda

Juliana Tessari e Max Hemilliano Arruda – Mostra Artefacto Balneário Camboriú- Foto: Fabio Severo

Em 44 m2, o projeto de Juliana Tessari e Max Hemilliano Arruda (@julitessari /@maxhemilliano) configura um loft completo, composto de quarto, área de banho, closet e escritório. Ao centro do ambiente, uma divisória vazada se encarrega da setorizar os espaços sem isolá-los. Materiais em tons densos e iluminação cenográfica contribuem para o caráter contemporâneo do projeto.

Equilíbrio alcançado

Lili Golunski e Georgea Golunski – Mostra Artefacto Balneário Camboriú – Foto: Marco Antonio

A simetria das linhas retas e a fluidez dos traços orgânicos orientaram o projeto de Lili Golunski e Georgea Golunski (@liligolunski). Para preencher o loft de 40 m2, as profissionais procuraram escolher móveis, objetos e acessórios que combinassem essas duas características. O equilíbrio entre racionalidade e leveza vem ainda das variações de cinza e off-white que vestem o ambiente.

Arte aplicada

Moacir Schmitt Jr e Salvio Moraes Jr – Mostra Artefacto Balneário Camboriú – Foto: Marco Antonio

Criado pelo mestre Paulo Mendes da Rocha, o piso do ambiente revela a inspiração principal de Moacir Schmitt Jr e Salvio Moraes Jr (@studio_casadesign) neste living de 90 m2. A dupla de profissionais adotou o contraste como tema e utilizou esse recurso para ressaltar as formas do mobiliário e valorizar as obras de arte distribuídas pelo espaço, que agrega sala de jantar e duas áreas de estar. Tons claros e escuros se alternam e direcionam o olhar para cada elemento do projeto.

Base geométrica

Thiago Mondini – Mostra Artefacto Balneário Camboriú – Foto: Fabio Severo

É um banheiro, mas parece um lounge dos mais sofisticados: em seu projeto de 14 m2, Thiago Mondini (@thiago_mondini) optou por uma paleta de tons sóbrios, entre preto, branco e gradações de marrom, e por marcar as transições de superfície por meio de texturas e padronagens. O piso com estampa geométrica chama a atenção e garante uma aura retrô ao ambiente.

A Artefacto Balneário Camboriú fica no Casahall Design District, na Av. do Estado Dalmo Vieira, 4770, Santa Catarina. Para ver as novidades e as mostras pelo Brasil, acesse artefacto.com.br. Quer receber notícias como esta em seu e-mail? Assine nossa newsletter.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DW! Newsletter

Cadastre seu e-mail para receber notícias exclusivas do festival e do universo do design, arquitetura e decoração:


    Você poderá cancelar a assinatura a qualquer momento.

    Consulte nossa política de privacidade.