BLOG / Vídeos

Estar Móveis brinca com a escala e traz exposição de miniaturas para a DW!

Estúdio Orth participa da mostra em miniatura da Estar Móveis | Foto: Ary Diesendruck

A miniatura pode ser a maquete — o protótipo de um produto concebido mas ainda não realizado. Pode ser também uma demonstração de maestria artística. “Na pesquisa para criar a exposição, descobri que os artesãos do século 17, na Europa, precisavam fazer miniaturas para provar, a quem os contratasse, que eram capazes de executar um determinado objeto”, conta o artista Felipe Morozini, curador da mostra “O que você quer ser quando crescer?”, que a Estar Móveis (@estarmoveis) inaugura para a DW!.

Miniatura reúne a cadeira assinada por Guto Requena e a mesa da Latoog em mostra da Estar Móveis | Foto: Ari Diesendruck
Miniatura reúne a cadeira assinada por Guto Requena e a mesa da Latoog em mostra da Estar Móveis | Foto: Ari Diesendruck

O preciosismo na manufatura é um dos aspectos do conjunto de obras reunido por Felipe. Porém, o objetivo principal da exposição é gerar encantamento. A investigação que levou à escolha do tema inclui o trabalho do poeta Manoel de Barros, que dizia ter passado a infância com os olhos junto à grama. No livro “Retrato do Artista Quando Coisa”, ele escreveu:

“Fui criado no mato e aprendi a gostar das
coisinhas do chão – Antes que das coisas celestiais.”

Felipe e a Estar Móveis já haviam abordado a escala na Semana de Design de São Paulo, em 2019, com a exposição “Às vezes me sinto tão pequeno”, na qual as obras buscavam expressar o sentimento do ser humano diante da imensidão do universo. Desta vez, a perspectiva é outra: parece que o mundo encolheu. “Depois do período de reclusão da pandemia, entendemos que era hora de resgatar a emoção, engrandecer o lúdico e fazer os olhos brilharem. As miniaturas nos levam a ser criança novamente”, afirma Felipe.

A designer e joalheira Stephanie Perla assina obra para a mostra da Estar Móveis | Foto: Ari Diesendruck
A designer e joalheira Stephanie Perla assina obra para a mostra da Estar Móveis | Foto: Ari Diesendruck

Segundo o curador, os artistas, arquitetos e designers convidados a participar estão há três meses trabalhando como os artesãos europeus do pós-renascimento: no maior esmero para produzir peças diminutas e perfeitas, entre mobiliário, dioramas, maquetes e obras de arte.

A lista de criadores traz nomes como Carol Gay, Guto Requena, Lattoog, Atelier Marko Brajovic, Nazareno Rodrigues, Ronald Sasson, Studio MK27 e Tomazicabral. Por meio de duas miniaturas expostas, a Estar Móveis também homenageia Rochelle Costi e Fernando Campana, mortos no ano passado.

O duo Tomazicabral também tem obra entre as miniaturas expostas na Estar Móveis | Foto: Ari Diesendruck
O duo Tomazicabral também tem obra entre as miniaturas expostas na Estar Móveis | Foto: Ari Diesendruck

A exposição fica aberta ao público de 11 a 18 de março, de segunda a sexta, das 10h às 19h; aos sábados, o horário é das 10h às 16h, na Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 1.080. Para saber mais novidades do festival, continue acompanhando as plataformas da DW! e não deixe de assinar nossa newsletter para receber notícias em primeira mão.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DW! Newsletter

Cadastre seu e-mail para receber notícias exclusivas do festival e do universo do design, arquitetura e decoração:


    Você poderá cancelar a assinatura a qualquer momento.

    Consulte nossa política de privacidade.