BLOG / Vídeos

Universo dos tecidos decorativos é tema de exposição e workshops na DW! 2023

Tecido da empresa Texion, que participa da mostra Arte e Design Têxtil Brasileiro | Foto: Divulgação

Que o design e a decoração ganham mais estilo e conforto através dos tecidos decorativos, ninguém duvida. Mas você sabia que o Brasil é um polo de inovação e sustentabilidade para o setor?

Para desbravar esse mundo, diferentes aspectos da tecelagem constroem a exposição imersiva Arte e Design Têxtil Brasileiro (@arteedesign.textil), aberta ao público de 04 a 29 de março, na galeria Objectos do Olhar, na região do Baixo Augusta, em São Paulo. No dia 03, um vernissage convida profissionais do setor, designers, artistas e artesãos para uma visita em primeira mão.

Parte da programação da 12ª DW! Semana de Design de São Paulo, a mostra aborda o universo têxtil dedicado ao décor através dos sentidos e da reflexão. “O objetivo é mostrar a qualidade, tecnologia e inovação dos tecidos brasileiros, principalmente para a decoração e arquitetura”, afirma Wilson Pipoli, idealizador do projeto.

Tecidos planos e blackout são especialidades da Lalitex | Foto: Divulgação
Tecidos planos e blackout são especialidades da Lalitex | Foto: Divulgação

Arte e mão na massa

Em sua primeira edição, a mostra conta com instalações artísticas – como as do artista plástico Luciano Trevisan – que exploram as potencialidades dos tecidos, bem como experiências virtuais e físicas em 3D. Novidades do setor também fazem parte dos espaços que reúnem treze grandes tecelagens nacionais e aproximam os visitantes de temas que vão das fibras tecnológicas aos caminhos para a sustentabilidade na indústria têxtil.

Tais abordagens constituem, ainda, os workshops que agregam professores, engenheiros e artistas ligados a instituições referência, como o Senai, o Senac e a Universidade Presbiteriana Mackenzie. Os encontros tratam da arquitetura como suporte para interfaces gráficas, a tecnologia do fio, as tinturas e tingimentos naturais e o uso de Inteligência Artificial para o desenvolvimento de estampas, por exemplo. Outras frentes de discussão abrangem a economia verde na cadeia têxtil.

Variedade de padrões de tecidos decorativos da Texion | Foto: Divulgação
Variedade de padrões de tecidos decorativos da Texion | Foto: Divulgação

Mercado

Mas esta cadeia produtiva é tão grande assim? A resposta é dada pela casa dos milhões: a produção de artigos têxteis para uso em âmbito doméstico no Brasil alcançou 956 milhões de peças em 2021, um crescimento de 2,3% em volume, se comparado a 2020.

Tal demanda gerou, em contrapartida, um aumento de 3,6% na empregabilidade do setor. Atualmente, o país conta com 1,2 mil unidades produtivas de têxteis-lar com porte industrial, segundo a empresa especializada em pesquisa IEMI – Inteligência de Mercado acerca da comercialização potencial de cama, mesa e banho e decorativos em 2022.

Para saber todos os detalhes da exposição e se inscrever nos workshops, acesse o site do evento ou diretamente na plataforma Sympla. Tanto a mostra, quanto as oficinas são gratuitas. Outras novidades da DW! 2023 e do design brasileiro e internacional, você pode obter em primeiríssima mão assinando nossa newsletter.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DW! Newsletter

Cadastre seu e-mail para receber notícias exclusivas do festival e do universo do design, arquitetura e decoração:


    Você poderá cancelar a assinatura a qualquer momento.

    Consulte nossa política de privacidade.